Histórico de Destaques

Década de Ação pela Segurança no Trânsito - 2011 a 2020

Década de Ação pela Segurança no Trânsito - 2011 a 2020

Os acidentes são um grave problema de saúde pública com impacte na vida pessoal e familiar das vítimas mas, também, nos sistemas de saúde e de proteção social.

A magnitude desde problema, em termos de mortalidade, ficou bem demonstrada nos diversos relatórios mundiais que a OMS publicou (Global Status Report on Road Safety). Portugal participou igualmente.

Os acidentes de viação são uma das principais causas de morte prematura, sobretudo para crianças, adolescentes e adultos jovens. Representam, também, uma importante causa de incapacidade.

O impacte negativo dos acidentes é muito elevado no que se refere ao número de anos de vida saudável perdidos, encargos financeiros com hospitalizações, baixa por doença e redução da produtividade.

Os acidentes de viação podem ser prevenidos com estratégias de promoção da saúde e da segurança que já provaram ser eficazes na redução quer do número quer do impacte dos acidentes. Por isso, em grande parte, são evitáveis.

Consciente da magnitude que os acidentes representam e da sua tendência a Assembleia-Geral das Nações Unidas tomou a decisão histórica de reforçar a ação dirigida à promoção da segurança no trânsito ao aprovar, no dia 2 de Março de 2010, a Resolução Improving global road safety (A/64/L.44/Rev.1) que declara o período 2011-2020 como a Década de Ação pela Segurança no Trânsito.

Porque este é um problema global, no dia 11 de Maio de 2011, em todo o Mundo, vão ser lançadas iniciativas que marquem um período de ações em prol da promoção da segurança e da prevenção dos acidentes.

Em Portugal, o lançamento da Década terá lugar também nesse dia. Saiba mais...