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Campanhas de Natal da DGS reforçam apelo ao cumprimento de medidas de segurança

Campanhas de Natal da DGS reforçam apelo ao cumprimento de medidas de segurança

A Direção-Geral da Saúde (DGS) desenvolveu uma campanha de sensibilização para o cumprimento das medidas de prevenção contra a COVID-19 na quadra natalícia. 

Numa altura em que a situação epidemiológica se está a agravar e é marcada pela existência da variante Ómicron, que tem uma transmissibilidade superior às variantes do vírus já conhecidas, é particularmente relevante que as festas de família e os convívios decorram com o máximo de segurança. 

Esta campanha multicanal, que se destina à população em geral, está a decorrer durante o mês de dezembro e envolve diversas iniciativas, parceiros institucionais e influenciadores com presença regular nas redes sociais. 

Hoje é lançada também uma iniciativa conjunta com a Liga Portuguesa de Futebol, recordando, nesta época festiva, que “Este jogo ainda não acabou”. 

Dirigida à população em geral, não só aos adeptos do Futebol, esta campanha recorre a diversos canais e elementos de comunicação (imagens e vídeo). Evidenciar que, na luta contra a pandemia, somos todos da mesma equipa, é o objetivo desta iniciativa, que conta com a participação de vários treinadores principais de clubes que competem na Liga Portugal bwin e na Liga Portugal SABSEG. 

Ao longo do mês de dezembro tem sido intensificada a presença nos órgãos de comunicação regionais, garantindo a capilaridade da transmissão das mensagens em todo o Continente e Regiões Autónomas.  

As redes sociais da DGS e do SNS, em que se incluem outras instituições do Ministério da Saúde (Facebook, Instagram e Twitter) são outros meios privilegiados para a transmissão de recomendações, através da divulgação de infografias e vídeos, bem como as páginas https://www.dgs.pt e https://covid19.min-saude.pt

Foi ainda realizada uma nova fase do estudo "Vacinação contra a COVID-19: intenção e seus preditores", que permite conhecer de forma mais aprofundada as possíveis barreiras à adesão à vacinação e com base nessa informação adequar as estratégias de comunicação. 

As principais mensagens veiculadas prendem-se com a adoção de cuidados como o uso de máscara (sempre que possível), ventilação dos espaços, testagem, desinfeção das mãos e superfícies, distanciamento físico e redução de contactos, considerados essenciais face à atual situação epidemiológica. Medidas que, conjugadas com a vacinação contra a COVID-19 e Gripe, conferem uma maior proteção contra a doença. 

Principais ações em vigor:

  • Redes sociais: divulgação de imagens e vídeos com conselhos para o Natal e Ano Novo;
  • Spots de vídeo, rádio e páginas de publicidade nos meios de comunicação nacionais e regionais (televisão, rádio e imprensa)
  • Campanha em MUPI’s – cerca de 2000 faces;
  • Reforço da campanha com a Liga Portuguesa de Futebol - “Este jogo ainda não acabou”;
  • Parceria com a Comic Con Portugal – “Natal Geek Seguro”;
  • Colaboração de influenciadores digitais;
  • Comunicado da Diretora-Geral sobre Festas Seguras e presença de vários porta-vozes na comunicação social.